Um dos ambientes mais práticos e funcionais de qualquer projeto residencial é a cozinha. A bancada, por sua vez, abriga os principais equipamentos desse espaço. Logo, é fundamental que seja feita com o material mais resistente e higiênico. Além destes requisitos é importante atentar à estética e ao custo benefício. Outro ponto importante é adequá-las à dinâmica da família.
Reunimos no artigo a seguir algumas opções com as vantagens e desvantagens de cada um dos materiais mais utilizados atualmente.
Granito
É uma pedra natural, com cores e padrões únicos. Altamente resistente ao calor. É, ainda, a opção mais utilizada em bancadas de cozinhas e banheiros.
Vantagens
Longa durabilidade. Fácil limpeza e manutenção. Excelente relação custo x benefício. Resistência a impactos.
Desvantagem
Nem sempre é resistente a produtos ou alimentos ácidos.
Mármore
Talvez essa seja a opção mais sofisticada por sua aparência imponente e elegante. É uma pedra natural de formação calcária. Portanto, cada veio de sua composição é único.
Vantagens
Alto valor estético e resistência ao calor. É um material homogêneo e de fácil limpeza.
Desvantagens
Alto custo. Por ser muito poroso, deve receber selagem com resina anti manchas e anti bacteriana. Baixa resistência a impactos.
Pedras Artificiais
São normalmente fabricadas a partir de minerais naturais triturados, como o quartzo ou o mármore misturados com uma resina específica. Para assegurar sua qualidade é preciso trabalhar com empresas sérias.
Vantagens
Por ser industrializado, é um material padronizado e de aparência homogênea. Não é poroso, não mancha e possui fácil manutenção e limpeza. Possui uma infinita gama de cores e acabamentos disponíveis.
Desvantagens
Alto custo quando comparado às opções mais convencionais. Não possui boa resistência ao calor. Baixa resistência a abrasão.
Porcelanato
Bancadas de porcelanato são uma tendência que veio para ficar. São conhecidas por serem bastante resistentes. Entre suas principais vantagens estão sua durabilidade e impermeabilidade.
É, sem dúvida, um dos materiais que oferece mais opções de acabamento, já que é feita a partir do mesmo revestimento que especifica-se para pisos e paredes, com infinitas opções disponíveis no mercado, possibilitando projetos com combinações únicas. Inclusive, é a única opção que pode remeter a outros materiais como mármore, madeira ou concreto, por exemplo. Pode-se optar por esculpir (ou moldar) a cuba utilizando o mesmo material.
Vantagens
Além de diversas opções de acabamento, absorve pouca água e possui alta resistência à abrasão física ou química. É fácil de limpar.
Desvantagens
É necessário contratar uma empresa especializada porque para assegurar a resistência ao impacto, é necessário executá-la com uma estrutura reforçada.
Aço Inox
Uma das opções que asseguram maior assepsia por ser impermeável. Excelente resistência ao calor e bactérias, é a favorita das cozinhas industriais. Seria muito mais comum nas cozinhas residenciais se não tivesse um alto custo de produção.
Vantagens
Super higiênico, prático e durável.
Desvantagens
É um material que risca com bastante facilidade, além do já mencionado alto custo.
Concreto
Assim como a madeira, o concreto é bastante coerente tanto para acabamento de cozinhas rústicas quanto daquelas com traços mais contemporâneos. É um material muito resistente e econômico. Há técnicas que permitem colorir o material possibilitando mais variedades de acabamento.
Vantagens
É versátil para a decoração e muito econômico por ser produzida utilizando apenas cimento, areia e água.
Desvantagens
É necessária aplicação de produto específico para evitar infiltração. É muito poroso, e pouco resistente às manchas. Não é higiênico, sendo recomendada a utilização de tábuas de pedra ou vidro para manuseio de alimentos.
Madeira
Um dos materiais mais versáteis por compor bem desde ambientes mais rústicos até contemporâneos. Traz aconchego e são bastante práticas na hora de instalar. As madeiras mais utilizadas são o carvalho, nogueira e a faia.
Vantagem
Praticidade na instalação.
Desvantagens
Baixa resistência a calor e a impacto de objetos pontiagudos. Necessidade de alta manutenção pelo alto contato com a água.
Vidro
Quando fabricadas em vidro temperado são bastante seguras. Podem receber tratamento com soluções anti-manchas e também antibacterianas.
Pode ser executada em vidro transparente, translúcido, texturizado ou colorido.
Vantagens
Resistência a manchas. Facilidade na limpeza e manutenção. Combinam com praticamente todos os acabamentos.
Desvantagem
Alto custo de fabricação e instalação.
Pedra Sabão
Trata-se de uma pedra natural, também chamada de esteatita, comumente utilizada em clínicas e laboratórios por ser muito resistente a produtos ácidos.
Vantagem
Uma das opções mais duráveis.
Desvantagens
Suporta calor com menos resistência que outras pedras naturais, como o granito, por exemplo. Requer manutenção constante com lubrificação e polimento.
Para mais informações sobre o projeto de sua cozinha, acesse nossos artigos "Guia Arauco: Como projetar e construir uma cozinha corretamente?" e "Como projetar uma cozinha acessível: móveis ajustáveis e multifuncionais".
Referências
- 'Bancada de cozinha: 65 inspirações para sua casa'. https://casaeconstrucao.org/projetos/bancada-de-cozinha. Acesso 15 julho 2019.
- https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/10-tipos-de-bancadas-que-definirao-a-personalidade-de-sua-cozinha. Acesso 15 julho 2019.
- https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4087883/8-revestimentos-de-bancadas-de-cozinha-vantagens-e-desvantagens-de-cada-tipo. Acesso 15 julho 2019.